quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Saab



A Saab é uma empresa fundada na Suécia, cujo ramo de actividade inicial era o fabrico de aviões, principalmente para fins militares. Mais tarde a Saab adquiriu uma fabrica de camiões denominada como Scania AB. Fundou também a Saab Automobile.

O foco principal da Saab ainda é a produção de aviões, principalmente Caças, tendo como destaque o recente JAS 39 Gripen, um dos mais modernos do mundo.



domingo, 22 de fevereiro de 2009

Suécia



O reino da Suécia é o maior dos três países da Escandinávia, assim como o mais populoso. A costa oriental é banhada pelo golfo da Bótnia e pelo mar Báltico, enquanto o ocidental é uma saída para o mar do Norte. A principal fronteira terrestre da Suécia é com a Noruega, sendo esta região Oeste do país tão montanhosa como a do país vizinho. A noroeste, nas montanhas Kollen, fica o ponto mais alto do país Nas regiões central, oriental e meridional, a paisagem é menos montanhosa e compõe-se principalmente de planaltos e de planícies com elevações suaves. Com as glaciações formaram-se muitos lagos. A Suécia tem mais de 4000 lagos com cerca de um quilómetro quadrado, ocupando a maioria dos quais correm para oriente, indo desaguar no golfo da Bótnia e no mar Báltico.

Valborgsmässoafton



No ano 710, uma mulher chamada Valborg nasceu em algum lugar do Norte da Europa, talvez na actual Grã-Bretanha. Mudou para a Alemanha, onde fundou o Convento Católico Heidenheim, em Wurtemburg, morrendo no dia 25 de Fevereiro de 779 e no dia 01 de Maio desse mesmo ano foi considerada santa e esse dia passou a ser considerado Walborg Day.
Por outro lado, quando chegava o final do Inverno, os vikings reuniam-se ao redor de fogueiras para dançar, cantar e espantar os maus espíritos, celebrando a grande alegria da chegada da Primavera.
Com os vikings espalhando-se pela Europa, as duas crenças fundiram-se e a festa pagã de celebração da chegada da primavera, passou a ser feita sempre na noite do dia 30 de Abril para 01 de Maio e essa noite passou a se chamar “Valborgsmässoafton”.
Agora, esse dia tem um fundo religioso? na verdade, é mais uma desculpa para fazer a social, ir para as ruas, festejar o sol que chegou, depois de um inverno, quase sempre extremamente rigoroso. Na Suécia, o dia 30 não é feriado, nem tem nenhuma relação com a igreja, mas é muito comemorado.
Num pequeno palco, perto da fogueira, vemos vários grupos de dança e música, tendo como ponto alto a entrada de um senhor carregando um mastro decorado com flores e folhas, e acompanhado de mulheres tocando uma espécie de violino.
Ele desce do palco e caminha pelo parque, acompanhado de todos que assistiam ao show. Depois disso, começam os jogos e competições medievais, um deles parece mais com o nosso famoso “quebra-panela”, sendo que o jogador está montado num cavalo e tem que, com os olhos vendados e uma vara quebrar um barril que está pendurado por uma corda.
Depois dos jogos, todos se dirigem para o pátio onde está a fogueira que fica ao pé de uma colina que dá para uma paisagem estonteante de Estocolmo. Nas fotos abaixo vocês podem ver a sequência para acender a fogueira. Infelizmente, como os suecos são malucos por segurança, não se pode mais dançar ao redor da fogueira, como nos velhos tempos. Mas ainda é um espectáculo belíssimo.
Em Uppsala jovens bebem o dia todo, constroem barcos artesanais enfeitados para descer um riozinho que passa no centro da cidade, esborrachando-se nas pedras.

O Pãozinho da Terça-Feira Gorda

O “pãozinho da terça-feira gorda” era servido, tradicionalmente, apenas na terça-feira, sete semanas antes da Páscoa. Conta-se que, antigamente, nesse dia eram feitas grandes festas, onde as pessoas se reuniam, tocando acordeão e dançando a noite toda.
Hoje em dia, esses pãezinhos recheados com creme de amêndoas são vendidos em toda Suécia, o ano todo, mas são mais consumidos a partir de Janeiro até a Páscoa.Esse bolinho surgiu no tempo em que a Suécia era um país católico (antes do século XVI). Naquela época, as pessoas faziam jejum por muitas semanas, durante a quaresma e antes da Páscoa e se empanturravam com semla, na terça-feira gorda.

Desportos suecos


Orientação é um desporto individual que tem como objectivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando o atleta a passar obrigatoriamente por determinados pontos no terreno (postos de controlo) e descritos num mapa distribuído a cada concorrente.
É permitido o uso de uma bússola.
Os tempos gastos para percorrer o trajecto são em função das capacidades física dos participantes, do treino de ler o mapa e da rapidez de se orientarem utilizando técnicas estabelecidas, assim como, das suas capacidades de adaptação ao terreno e da escolha correcta dos itinerários.
Os percursos são de uma extrema variedade e a característica do terreno são diversas: areia, florestas mais ou menos densas, relevos mais ou menos acidentados, etc. O grau de dificuldade é estabelecido de acordo com a categoria dos atletas e conforme a sua idade (geralmente entre 10 e 80 anos).

ABBA


Os ABBA começaram em Junho de 1966. Björn era um membro dos Hootenanny Singers, um grupo muito popular de música Folk, enquanto Benny tocava teclado num dos grupos mais populares da Suécia nos anos 60, The Hep Stars.
A dupla escreveu as suas primeiras músicas no final daquele ano, e no fim da década estabeleceram uma parceria regular como compositores. Naquele tempo, Benny deixou os The Hep Stars.
Na primavera de 1969, Björn e Benny encontraram duas mulheres que não foram só suas esposas, mas também fizeram parte da "outra metade" dos ABBA. Agnetha Fältskog teve uma carreira solo de sucesso desde que lançou seu primeiro single em 1967. Ela e Björn casaram-se em Julho de 1971. Frida, iniciou sua carreira musical um pouco antes de Agnetha. Frida era de origem norueguesa, mas mudou-se para a Suécia ainda jovem. Benny e Frida casaram-se em Outubro de 1978.
Em 1970, os quatro participaram no festival Festfolk. A primeira tentativa falhou, mas na primavera de 1972 gravaram uma música chamada 'People Need Love', tornando-se um “Hit” na Suécia. Nesse tempo eles levavam o nome de Björn & Benny, Agnetha & Anni-Frid.
O grupo entrou no concurso novamente em 1974, desta vez com ”Waterloo”, que os levou à grande final em Brighton, Inglaterra. Eles já haviam mudado o nome do grupo para ABBA. O concurso Eurovision foi realizado em 6 de Abril de 1974 tornando-se o momento mais famoso da história dos ABBA, quando o grupo impressionou o júri internacional com “Waterloo”.

História da Suécia


Na História da Suécia a ocupação do país tem início pelo sul durante a Idade da Pedra, quando o gelo resultante da última glaciação recuou. Pensa-se que os primeiros habitantes foram povos caçadores e recolectores que viviam daquilo que o mar (Mar Báltico) lhes fornecia e que teriam chegado à região, seguindo as renas, sua presa típica. Durante aIdade do Bronze, o desenvolvimento populacional fez com que o sul da Suécia fosse densamente povoado, como atestam as ruínas de grandes comunidades comerciais. Alguns Estados estabelecem-se, próximo ao Lago Mälaren no século I a.C. e também um com sede na cidade de Uppsala . Estes reinos foram unificados pela primeira vez entre os séculos VI e IX e logo se segue a Era Viking na Suécia em que os suecos conquistaram regiões do Báltico e da Rússia até o Mar Negro.
O século XVII viu a Suécia tornar-se uma das principais potências europeias, devido ao sucesso da participação na Guerra dos 30 anos. Esta posição desmoronou-se no século XVIII, quando a Rússia conquistou os reinos da Europa do norte na Grande Guerra do Norte e, eventualmente, quando em 1809 se assistiu à separação da parte oriental da Suécia, criando-se assim a Finlândia como um grão-ducado Russo.
A história recente sueca tem sido pacífica. A última guerra na qual participou foi a Campanha Contra a Noruega (1814), que estabeleceu uma união dominada pela Suécia. Esta união dissolveu-se pacificamente em 1905, apesar de alguma ameaça de guerra. A Suécia foi um país neutro durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Continuou a não se posicionar durante a Guerra-fria e hoje não faz parte de nenhuma aliança militar embora tenha participado nos treinos militares da OTAN.

Vikings

Vikings foram membros marítimos da Escandinávia, que também eram comerciantes, guerreiros e piratas. Entre finais do século VIII e do século XI pilharam, invadiram e colonizaram as costas da Escandinávia, Europa e ilhas Britânicas. O período de expansão desses povos é denominado Era Viking.~ Embora sejam conhecidos principalmente como um povo de terror e destruição, eles também fundaram povoados e fizeram comércio pacificamente. A imagem histórica dos vikings mudou um pouco ao longo dos tempos, e hoje já admite-se que eles tiveram uma enorme contribuição na tecnologia marítima e na construção de cidades




terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

IKEA

A IKEA foi fundada em Älmhult, (cidade Sueca) a 1943 por Ingvar Kamprad. O nome da companhia é composto pelas iniciais de seu nome, da propriedade e da vila em onde cresceu: Ingvar Kamprad Elmtaryd Agunnaryd.

Originalmente, vendia Canetas, mesas , relógios, jóias ou praticamente tudo que Kamprad acreditava que poderia vender a baixo preço. O mobiliário entrou na lista de produtos da IKEA em 1947 e em 1955 a IKEA passou a desenhar seus próprios móveis. O lema da empresa é "Soluções acessíveis para viver melhor”



terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Geografia

A Suécia é um país da Escandinávia, limitado a oeste e norte pela Noruega, a leste pela Finlândia e pelo Golfo de Bótnia, a leste e sul pelo Mar Báltico e a oeste pelo estreito de Kattegat, que a separa da Dinamarca.
Apesar de estar situado a norte, grande parte da Suécia beneficia de um clima temperado, principalmente devido à influência da corrente do Golfo.
No sul da Suécia, árvores são de folha larga, e no norte são os pinheiros e as videiras que dominam a paisagem. Nas montanhas do norte da Suécia, predomina um clima sub-árctico. A norte do Círculo Polar Ártico, o sol nunca se põe durante o Verão, e no Inverno a noite não tem fim.
A oeste ergue-se a cadeia montanhosa da Escandinávia, que separa a Suécia da Noruega.
A densidade populacional também é mais elevada no sul da Suécia, com maior população no vale do lago Mälaren e na região de Öresund.
Gotland e Öland são as duas maiores ilhas da Suécia.



















Política

A Suécia é uma monarquia constitucional e democrática, cujo rei é Carlos XVI Gustavo.

A sociedade e a opinião pública sueca nunca expressaram um forte desejo pela instalação de uma república, mas o Partido Social-Democrata e o Partido de Esquerda mantêm nas suas propostas políticas a abolição da monarquia.

A Suécia é dividida em três partes, a Götaland, a sul, englobando a cidade de Malmö, a Svealand. A parte central, que engloba Gotemburgo e a norte Estocolmo e Norrland. Cada uma dessas três partes é subdividida em regiões menores chamadas landskaps. Os landskaps não têm nenhum significado administrativo, mas sim um significado histórico.


Sistema político: Monarquia Parlamentar
Capital: Estocolmo
Língua Oficial: Sueco
Línguas minoritárias: finlandês, meänkieli,sami, roma-ni, iídiche
Superfície total: 450 000 Km2
População: 8,9 milhões
Moeda: Coroa sueca
Data de entrada na UE
: 1995

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Gastronomia

A culinária tradicional sueca é muito rica, mantendo as suas características, apesar das influências mediterranicas. Os pratos de peixe têm um papel predominante na gastronomia típica. As especialidades da cozinha sueca são: o marisco, a sarda, o bacalhau, o lagostim, o arenque, o salmão e a truta. A riquíssima gastronomia não se compõe somente de peixe. Também se confeccionam receitas tradicionais, como o smorgasbord, à base de fiambre, arenque, salmão e ovos, ou tunnbord, uma espécie de pão branco fino e estaladiço, acompanhado de langmjolk, que é leite coalhado.


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Estrutura do trabalho

Gastronomia (João Bento)

- Formas de cozinhar
- Utensílios de cozinha
- Pratos tradicionais

História (Luís Guimarães)

- História da Suécia

Politica (João Bento)
- Monarquia
- Capital
- Superfície
- População
- Moeda


Cultura (Luís Guimarães)

- Música
- Desporto
- Acontecimentos


Geografia (João Bento)

-Localização

Costumes (Luís Gumarães)

- Tradições