terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Geografia

A Suécia é um país da Escandinávia, limitado a oeste e norte pela Noruega, a leste pela Finlândia e pelo Golfo de Bótnia, a leste e sul pelo Mar Báltico e a oeste pelo estreito de Kattegat, que a separa da Dinamarca.
Apesar de estar situado a norte, grande parte da Suécia beneficia de um clima temperado, principalmente devido à influência da corrente do Golfo.
No sul da Suécia, árvores são de folha larga, e no norte são os pinheiros e as videiras que dominam a paisagem. Nas montanhas do norte da Suécia, predomina um clima sub-árctico. A norte do Círculo Polar Ártico, o sol nunca se põe durante o Verão, e no Inverno a noite não tem fim.
A oeste ergue-se a cadeia montanhosa da Escandinávia, que separa a Suécia da Noruega.
A densidade populacional também é mais elevada no sul da Suécia, com maior população no vale do lago Mälaren e na região de Öresund.
Gotland e Öland são as duas maiores ilhas da Suécia.



















Política

A Suécia é uma monarquia constitucional e democrática, cujo rei é Carlos XVI Gustavo.

A sociedade e a opinião pública sueca nunca expressaram um forte desejo pela instalação de uma república, mas o Partido Social-Democrata e o Partido de Esquerda mantêm nas suas propostas políticas a abolição da monarquia.

A Suécia é dividida em três partes, a Götaland, a sul, englobando a cidade de Malmö, a Svealand. A parte central, que engloba Gotemburgo e a norte Estocolmo e Norrland. Cada uma dessas três partes é subdividida em regiões menores chamadas landskaps. Os landskaps não têm nenhum significado administrativo, mas sim um significado histórico.


Sistema político: Monarquia Parlamentar
Capital: Estocolmo
Língua Oficial: Sueco
Línguas minoritárias: finlandês, meänkieli,sami, roma-ni, iídiche
Superfície total: 450 000 Km2
População: 8,9 milhões
Moeda: Coroa sueca
Data de entrada na UE
: 1995

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Gastronomia

A culinária tradicional sueca é muito rica, mantendo as suas características, apesar das influências mediterranicas. Os pratos de peixe têm um papel predominante na gastronomia típica. As especialidades da cozinha sueca são: o marisco, a sarda, o bacalhau, o lagostim, o arenque, o salmão e a truta. A riquíssima gastronomia não se compõe somente de peixe. Também se confeccionam receitas tradicionais, como o smorgasbord, à base de fiambre, arenque, salmão e ovos, ou tunnbord, uma espécie de pão branco fino e estaladiço, acompanhado de langmjolk, que é leite coalhado.


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Estrutura do trabalho

Gastronomia (João Bento)

- Formas de cozinhar
- Utensílios de cozinha
- Pratos tradicionais

História (Luís Guimarães)

- História da Suécia

Politica (João Bento)
- Monarquia
- Capital
- Superfície
- População
- Moeda


Cultura (Luís Guimarães)

- Música
- Desporto
- Acontecimentos


Geografia (João Bento)

-Localização

Costumes (Luís Gumarães)

- Tradições